Finalista do prêmio do Award of Excellence 2020 da Word Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP), IFC do campus Rio do Sul, ganha medalha de ouro na categoria Chair Awards. Concorrendo com outros indicados na mesma categoria, a Associação Quênia de Instituições de Treinamento Técnico (KATTI), Quênia. E o Polo de Inovação do IFSC, Brasil.
A Federação Mundial de Faculdades e Politécnicos (WFCP) é uma rede internacional baseada em membros de faculdades, politécnicos, faculdades universitárias, instituições e indivíduos de educação e treinamento profissional e técnico.
E o prêmio Awards of Excellence, é um programa de premiação especial que reconhece o serviço dedicado da equipe de apoio que faz uma contribuição notável para a universidade – indivíduos e equipes que estão fazendo a diferença em nossa comunidade.
O prêmio recebido pelo Instituto Federal Catarinense, na categoria Chair Awards, foi o de melhor trabalho desenvolvido com estudantes técnicos e graduação das Escolas-Institutos Politécnicos pelas ações de Inovação e Empreendedorismo.
Segundo Fábio Alexandrini, professor do IFC e proponente da indicação: “Este é o resultado de um excelente trabalho em equipe no desenvolvimento do projeto de implantação do empreendedorismo nos cursos da área tecnológica no Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul. Com uma equipe formada por vários professores e funcionários administrativos”.
“Algumas exemplos das ações realizadas que levaram a este mérito são: Implantação da disciplina de Empreendedorismo nos cursos técnicos de informática e graduação de ciências da computação, propiciando conteúdo de mercado, descoberta de suas potencialidades empreendedoras, estruturação de planos de negócio. O IFC propicia a participação em feiras, com os alunos expondo seus trabalhos. Visitas anuais em diferentes empresas no estado de Santa Catarina, Paraná e Rio grande Sul, bem como incubadoras, aceleradoras de negócios e parques tecnológicos. Organização em Simpósio de Internacionalização dos Institutos e Universidades do Brasil para integração entre os alunos e professores; propiciando intercâmbios, abertura de empresas pelos alunos e despertando a relevância do empreendedorismo em suas carreiras.
“O sucesso do projeto pode ser comprovado também pelas cartas de apoio do Sebrae, Incubadora GTEC, da Prefeitura de Rio do Sul e do Centro de Inovação Norberto Frahm – CINF”.
Confira a publicação dos finalistas aqui.