O Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul recebeu na quinta-feira (10) o 5º encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação. O gestor de Inovação Gabriel Borba Neto, e as consultoras de inovação Ianaê Katiuscia Candido da Silva e Nina Pirola estiveram no evento representando o Centro de Inovação Norberto Frahm.
A agenda começou logo cedo, com a apresentação do Novale Hub pelo presidente do Conselho Administrativo da entidade, Luis Hufenussler Leigue. Ele ressaltou as conquistas do CI jaraguaense desde o começo da utilização da estrutura, em 2019. Aquele primeiro ano terminou com 20 empresas incubadas, faturando R$ 2,6 milhões. Já em 2021, o ano terminou com 24 empresas operando na estrutura, com um faturamento de R$ 78,5 milhões.
“Mais que uma conquista, isso mostra que o projeto de criar um ecossistema de inovação em Jaraguá do Sul já deu certo. Agora os esforços ficam, claro, no processo de ampliação regional, mas também de manutenção dessa força do Vale do Itapocu”, afirmou Leigue.
O CEO do Novale Hub, Prof. Nelson Martins de Almeida Netto, destacou em sua fala a necessidade de reinvenção diária exposta pela pandemia de covid-19. “Vivemos em uma época em que as coisas não são como esperamos, por isso é fundamental a busca pela inovação e a necessidade de valorizar as particularidades de cada região”, ressaltou.
Durante a manhã os representantes dos CI’s acompanharam palestras de representantes governamentais sobre a situação econômica do estado e as iniciativas para o fomento do setor. No período da tarde, os participantes se dividiram em três grupos para discutirem ideias para a gestão dos espaços, fomento de ecossistemas inovadores e suporte aos consultores e pesquisadores dos Centros.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, destacou as iniciativas do governo estadual para fortalecer a economia no pós-pandemia. “O esforço dos catarinenses, agora, é ressaltar as nossas virtudes. Somos um povo trabalhador e o compromisso do governo tem de ser facilitar os caminhos para quem quer empreender”, disse o secretário.
O evento reuniu representantes de CI’s nas mais diversas configurações – desde estruturas já consolidadas, como Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau, até de locais em estruturação, como o Centro de Inovação do Planalto Norte, de São Bento do Sul. Andréa Tamanine, que preside o comitê que está implantando o CI naquela cidade, diz que a troca de experiências é valiosa para os Centros. “Jaraguá do Sul tem aquilo que chamamos de ecossistema maduro, de onde podemos pegar referências e levar para as nossas comunidades. Encontros como esses são fundamentais para que o fôlego da inovação seja permanente em nosso estado”, disse Andréa.
Texto: Gabriel Vieira
Fotos: Piero Ragazzi/Divulgação