fbpx

Cinf News – 29-08-23

Lei do Bem: por que agora é a hora para empresas inovadoras buscarem redução de impostos

Empresas brasileiras que investem em pesquisa e desenvolvimento podem obter descontos em impostos, por meio da chamada Lei do Bem. A norma, criada em 2005, permite obter abatimento no Imposto de Renda e na CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Há também redução de até 50% no IPI cobrado na importação de itens usados nos projetos de pesquisa e desenvolvimento. Os percentuais variam de acordo com o projeto.

O prazo para apresentar propostas para obter o benefício com referência ao ano-calendário de 2023 termina em 30 de setembro. Assim, como pode levar algumas semanas para estruturar o pedido, empresas que ainda não aderiram o programa ainda têm tempo de participar.

Para se enquadrarem, as empresas precisam atender a alguns requisitos, como serem tributadas com base em lucro real, terem registrado lucro no ano fiscal anterior e não estarem inadimplentes. Podem participar tanto empresas que possuem setores estruturados de pesquisa e desenvolvimento como aquelas que realizaram projetos pontuais.

Fonte – https://exame.com/brasil/lei-do-bem-por-que-agora-e-a-hora-para-empresas-inovadoras-buscarem-reducao-de-impostos/

 

Tecnologia e digitalização no turismo: transformando a experiência de viagem

Segundo o estudo global CX Trends, 61% dos clientes esperam ter uma experiência imersiva mais natural e fluida com as empresas que eles se relacionam, e mais, 70% deles gastam mais quando têm uma experiência perfeita em todos os pontos de contato. Aqui na DeÔnibus, acreditamos muito que a tecnologia pode ajudar a melhorar a experiência do viajante desde o momento do planejamento.

Guias e ferramentas para escolha de destino

Hoje em dia, os viajantes podem aproveitar guias online e conteúdos exclusivos para orientar suas escolhas de destino e roteiros. Além da ampla gama de informações disponíveis, aplicativos e soluções que usam Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) estão se tornando cada vez mais presentes na indústria do turismo.

Eles proporcionam experiências inovadoras e enriquecedoras, permitindo que os viajantes pré-visualizem destinos, façam tours virtuais por cidades e aprimorem suas experiências em museus, pontos turísticos e guias interativos.

Mobilidade de Acesso Fácil e Reservas Simplificadas

Após decidir o destino, a busca, comparação e reserva de meios de transporte avançaram consideravelmente com a evolução tecnológica e a digitalização do setor de transporte global.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mercado/268985-tecnologia-digitalizacao-turismo-transformando-experiencia-viagem.htm

 

Startup Summit 2023 chega ao fim com recorde de público e números que impressionam

No último dia do encontro, que somou quase 40 mil participantes, foram anunciadas as 20 empresas vencedoras do programa Acelera Startup SC. Cada uma delas vai receber R$ 80 mil para investir

Por Redação

A sexta edição do Startup Summit foi encerrada na sexta-feira (25) alcançando marcas históricas. Durante os três dias do evento, o Centro de Convenções de Florianópolis recebeu 10 mil pessoas e outras 28 mil participaram da programação de modo on-line. O encontro, que é apontado como um dos principais do ecossistema de startups do país, por promover a reunião de empreendedores, investidores, corporações e outros atores importantes no cenário de inovação, teve a presença de 3.500 empresas inovadoras.

O Startup Summit 2023 levou para Santa Catarina empreendedores de todos os estados brasileiros, além de empresários e palestrantes de dez países. Durante a programação, os participantes puderam ouvir 205 palestrantes, sendo 116 mulheres. O encontro também reuniu 80 fundos de investimentos e mais de 100 corporates.

Para o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o Startup Summit cumpre um papel fundamental para a economia do país ao promover o desenvolvimento de empresas inovadoras.

Segundo Bruno, o Sebrae vai continuar investindo para a ampliação e o fortalecimento do encontro em suas próximas edições, com a participação de um número maior de empresas, inclusive de outros países.

Célio Bernardi, presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), comentou que o sucesso do estande da ACIF no Startup Summit não apenas confirma a riqueza do associativismo em Florianópolis, mas também realça como a coletividade desempenha um papel vital no crescimento do ecossistema empreendedor da região.

Fonte: https://agenciasebrae.com.br/inovacao-e-tecnologia/startup-summit-2023-chega-ao-fim-com-recorde-de-publico-e-numeros-que-impressionam/

 

Controle de máquinas pelo pensamento avança com implantes cerebrais

O sonho de se comunicar diretamente com as máquinas pelo pensamento parece agora ao alcance dos humanos, ainda que levá-lo para a prática continue longe do que a ficção científica imaginou e das promessas da telepatia.

Vários laboratórios e empresas demonstraram que é possível controlar programas de computador por meio do pensamento, graças a implantes cerebrais. E vice-versa: pode-se estimular o cérebro e obter uma resposta física.

Últimos feitos até agora:

Em Lausanne, na Suíça, em maio, um holandês paraplégico conseguiu andar e controlar seus passos com o pensamento, graças a eletrodos no cérebro e na medula espinhal e a tecnologias de Inteligência Artificial que permitem decodificar intenções de movimento em tempo real.

Nesse mesmo mês, cientistas americanos desenvolveram um “decodificador de linguagem”, que traduz o pensamento de uma pessoa em escrita, depois de treinar o cérebro por longas horas em um aparelho de ressonância magnética (RM).

Por enquanto, a pesquisa sobre interfaces cérebro-máquina (ICM) se concentra em pessoas com paralisia. E a maioria dos dispositivos é testada em um ambiente médico, embora alguns sejam de uso mais comum hoje em dia.

“Usamos o ‘Utah Array’ (implantes da empresa Blackrock) no laboratório, funcionam. Conheço pessoas que os usam para dirigir suas cadeiras de rodas”, diz Michael Platt, professor de neurociência da Universidade da Pensilvânia.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/afp/2023/08/28/controle-de-maquinas-pelo-pensamento-avanca-com-implantes-cerebrais.htm

 

Sebrae, Fapesc e SCTI laçam 4ª edição do programa de pré-incubação de ideias – Nascer

O Sebrae/SC em parceria com a FAPESC e a SCTI, está muito feliz em poder ajudar no desenvolvimento daquela sua ideia inovadora e transformar num negócio de sucesso. Conte com a gente!

O Programa NASCER visa selecionar e apoiar ideias inovadoras participantes da sua quarta edição, permitindo a conversão de conhecimento tecnológico em novos produtos ou processos inovadores, aptos para a introdução e exploração no mercado, estruturadas por meio de ferramentas tecnológicas, consultorias técnicas e mercadológica, mentorias, assessorias e apoio institucional para a geração de Startups a partir da transformação de ideias inovadoras em planos de negócios para empreendimentos, incorporando novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos dos ecossistemas locais de inovação nas regiões propostas, apoiados por metodologia validada, consolidando o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), favorecendo o crescimento da economia do Estado de Santa Catarina.

O Programa NASCER tem vários Polos abertos, então fique atento a qual região você deseja se inscrever.

Leia com atenção o Edital, e a partir do aceite às regras, escolha a Cidade Polo que você pretende participar. Inscrições Nascer.

Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sc/noticias/edital-nascer-0012023,20b9cf1a9ee1a810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente