fbpx

Além da “Ilha do Silício”: como Santa Catarina está levando fábricas de startups ao interior e a atuação do Alto Vale do Itajaí

Jonatan da Costa, fundador da Área Central – Startup de Rio do Sul (Divulgação)

Santa Catarina vem sendo destaque não só pelo turismo. Cada localidade de Santa Catarina está se  movimentam para criar e fortalecer seu ecossistemas de inovação que integram as startups e suas próprias iniciativas de fomento à inovação.  E o Vale do Itajaí (que compreende a  cidade de Blumenau) também tem participado do ecossistema tanto de tecnologia quanto inovação. Em termos de concentração de empresas de tecnologia –  27,4% das companhias no estado estão na região. Ficando apenas atrás de Florianópolis. O desafio? Levar o movimento de startups para ainda mais cidades.

O portal de comunicação Infomoney realizou matéria sobre como as regiões de Santa Catarina estão se destacando e o empreendedor Jonatan da Costa, fundador da startup Área Central (Rio do Sul), falou sobre a história de formação e crescimento da empresa, que tem tudo a ver com inovação e listou iniciativas de fomento ao empreendedorismo tecnológico que estão acontecendo em Rio do Sul e região. Confira alguns trechos da matéria e veja na íntegra a matéria completa.

Área Central

A Área Central surgiu a partir de outro negócio do empreendedor, uma empresa de serviços digitais chamada Área Local. Passou por uma incubação na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) em 2004. Em 2012, um investimento anjo de R$ 150 mil transformou um projeto de rede interna para gestão de compras na nova empresa.

Cinco anos depois participou do Startup SC, programa de capacitação do Sebrae em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina. Em 2018 e 2019, o empreendedor trouxe duas edições do Startup Weekend para Rio do Sul. O Startup Weekend é uma mistura de hackaton e meetup. Durante um final de semana, empreendedores formam grupos para criar projetos de negócio.

Hoje a startup já atende 190 redes, responsáveis por oito mil unidades de negócio. As unidades se unem e conseguem negociar preços melhores com fornecedores – por exemplo, filiais de supermercados podem se agrupar para conversar com a gigante de bens de consumo Unilever. E o crescimento da empresa foi de 25% em 2020, e espera expandir 61% em 2021.

Iniciativas na região do Alto Vale do Itajaí

A iniciativa mais representativa para startups em Rio do Sul é o Centro de Inovação Norberto Frahm. O espaço de coworking e confraternizações empreendedoras criado em 2019, no encontro dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste. A região é considerada o berço da inovação do Alto Vale do Itajaí, servindo de tribos indígenas até balsas para transporte de madeira. A Vila de Bella Aliança se formou ao redor dos rios – e depois trocou seu nome para Rio do Sul. O Centro de Inovação Norberto Frahm foi criado para ser “um grande polo de inovação, desenvolvimento e empreendedorismo”.

Além de CEO da Área Central, Jonatan é diretor de inovação na ACIRS. “O centro hoje funciona junto da associação e da universidade, mas conseguimos orçamento para construir um prédio exclusivo em breve. Já temos um núcleo de inovação, provando que a criação de startups em Santa Catarina vai além de Florianópolis ou Joinville”, diz.

Leia a matéria completa no Infomoney clicando aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp Fale com um atendente