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6 empresas brasileiras que trabalham inovações voltadas aos consumidores

A partir do momento em que ocorre a revolução industrial, muitas empresas passam a ter uma produção em massa, ou seja, fazer milhares de peças de um produto para vender, o que reduziu custos desses produtos e gerou uma maior rentabilidade para as grandes empresas. Elas também já trabalhavam inovação, porém ainda muito voltada para atender suas próprias demandas geradas por essa mudança.

Já no séc. XXI, principalmente após o advento da internet, as pessoas começam a enxergarem suas próprias necessidades e consumir produtos mais personalizados, algo que faça sentido com o estilo de vida pessoal de cada um, como roupas, produtos veganos, sem agrotóxicos entre outros.

As grandes empresas passaram então a inserir a cultura da inovação no dia a dia, mas agora diferente, como uma tarefa de desenvolver produtos que atendam a demanda dos clientes de maneira mais individual e sempre buscando maneiras de humanizar a marca e atrair novos consumidores.

Por isso listamos 6 empresas que estão inovando para entregar produtos de qualidade e focados em seus clientes e consumidores:

 

Natura

A empresa em 2020 ocupou a primeira posição no ranking das empresas mais inovadoras do Brasil. A Natura sempre foi reconhecida por seu contato direto com o cliente, tendo revendedoras e lojas por todo o país. Mas depois de 2012 percebeu a necessidade de também vender online.

Durante esse processo foram criadas algumas inovações digitais, mas foi na pandemia, com a maior demanda pelas compras online que adiantaram, com excelência, a concretização do plano de e-commerce.

A maioria das já representantes tornaram-se Consultoras Digitais Natura, em um novo espaço na plataforma de venda com atendimento personalizado, descontos e créditos.

Para o CTO e Diretor de Inovação da empresa o maior desafio foi transmitir a mesma energia dos atendimentos físicos das consultoras para o modo online.

Para isso o foco foi em inovação das ferramentas necessárias e a assistência para que a adequação das consultoras no online fosse a melhor possível. Segundo Luciano Abrantes, CTO e Diretor de inovação Digital do grupo Natura &Co para América Latina:

“Uma consultora que tinha um raio de impacto da vizinhança e do trabalho, agora pode vender para o Brasil inteiro”.

 

Renner

A Renner, uma das maiores rede de moda do Brasil, lançou uma coleção cápsula em jeans, com peças ajustáveis ao corpo. Expandindo a adaptabilidade que o jeans carrega, a marca apresenta peças para o dia a dia, completados por quatro modelos ajustáveis para diferentes tamanhos!

Assim sendo, além de confortáveis e versáteis, os modelos levam o selo Re- Moda Sustentáveis, ou seja, são peças que utilizam menos água que o comum. Além de inovar atendendo uma demanda dos consumidores e criando peças que se adaptam ao biotipo da pessoa.

 

Nubank

A maior Fintech do Brasil e umas das startups mais valiosas do mundo. A roxinha é excelente exemplo de inovação, se não um dos maiores.

A empresa foi um dos primeiros bancos onlines de milhares de brasileiros e chegou desburocratizando tudos os processos tradicionais de bancos grandes e trazendo diversas vantagens aos clientes, como o cartão sem tarifa, atendimento totalmente digital, linhas de credito e muito mais.
Um ponto importante foi que a empresa não parou, abriu IPO na bolsa e concedeu um pedacinho da empresa para os clientes, além de criar uma plataforma de investimento que, além de abrigar diversas ações e opções onde a pessoa pode investir o dinheiro, também fornece dicas e uma orientação para quem quer entrar no mundo dos investimentos.

 

Alice

Uma empresa ainda não tanto conhecida como merece mais vem fazendo um excelente trabalho de desburocratização assim como o Nubank, mas aqui em uma área totalmente diferente, a Saúde.

Startup Alice cresce em média 21% ao mês e promove uma revolução no modelo de planos de saúde. Ela ainda tem um modelo de negócio diferente dos demais planos de saúde. A startup trabalha com ações preventivas, já que a maioria dos planos cuidam de seus pacientes apenas quando eles já estão doentes, além da burocracia para marcar procedimentos, mau atendimento, cancelamento indevido e aumentos abusivos sem a transparência necessária estão entre as principais queixas dos consumidores.

 

Ifood

Outro exemplo de empresa que não para de inovar para beneficio de seus consumidores é a Ifood. A startup de serviços de entrega tem aplicado práticas de inovação aberta para potencializar seus serviços. A empresa se conectou com outras startups, como as de drones, robôs, engenharia, lives e outras para trabalhar outras diversas formas de se fazer entregas no país.

No último ano eles testaram entregas, que foram bem sucedidas, com drones no estado de São Paulo e Sergipe, além de estarem desenvolvendo com outra startup um robô que realiza entregas, sem falar da moto elétrica, lançada em parceria com a Voltz, que está sendo vendida a entregadores para reduzir os custos de combustível que teve grande aumentos.

 

Samba tech

Essa já foi colocada nas listas das startups com o melhor serviço de atendimento ao consumidor, além de ter um trabalho muito humanizado.

Qual é a missão do Samba Tech?

Oferece soluções para educação corporativa a distância, plataforma EAD e hospedagem e distribuição de vídeos para produtores de conteúdo, sendo a maior empresa do ramo da América latina. Percebendo a grande transformação do mercado e das novas tendências de digitalização, em 2020, a Sambatech criou a Samba Digital, unidade de negócios focada em transformação digital, justamente com o objetivo de transformar pessoas e negócios por meio da inovação.

A nova área se dedica a promover mudanças culturais dentro das corporações, adaptar o modelo de negócios e entregar produtos customizados ao cuidar de ponta a ponta das necessidades do cliente, indo desde a identificação do problema até a implementação das tecnologias desenvolvidas, como software e aplicativos.

 

As seis empresas são bons exemplos de gestão da inovação que está focado não só os ganhos, mas sim em fazer algo que vai impactar positivamente a vida de deus clientes, atraindo assim mais consumidores.

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