fbpx

Três empresas do Alto Vale são selecionadas no Startup SC

Três empresas da região Alto Vale do Itajaí foram selecionadas na 12ª Turma do Programa de Capacitação. Elas estão entre as 50 empresas que farão parte da 12ª turma do Programa de Capacitação Startup SC em 2022.

As empresas terão acesso a conteúdos e mentorias sobre diversos temas, como modelo de negócio, pitch, vendas, customer success, growth, marketing digital, gestão financeira, jurídica e de pessoas, todas ministradas por especialistas nos assuntos. Empreendedores de diversas regiões do Estado passarão pelas capacitações, presenciais, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau, de 6 de maio a 26 de novembro de 2022.

O Programa de Capacitação tem início a partir do dia 6 de maio em Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau. As 25 startups que obtiverem melhor desempenho serão selecionadas para receber um aporte de R$ 50 mil cada em edital da FAPESC. 

Turma de Blumenau

Entre as startups selecionadas, 12% são fundadas por iniciantes e 6% por empreendedores solo, enquanto 88% possuem sócios que já empreenderam antes. Em relação ao modelo de negócio, produto e tecnologia, 12% possuem patente pendente ou registrada, 54% possuem tecnologia escalável e 66% possuem um modelo de negócios definido e validado. Dos projetos submetidos, 74% precisam investir em crescimento e expansão.

De acordo com Alexandre de Souza, coordenador do Startup SC, os resultados revelam um aumento no nível de maturidade das empresas inscritas. “Nesta edição, percebemos que as selecionadas tinham em comum um modelo de negócio claro e validado, 86% delas possuem sócios que já trabalham há anos juntos e 6% já são líderes de mercado. Isso denota que temos startups cada vez mais maduras entrando em nosso programa”, destaca.

Diversidade de cidades entre as selecionadas

As selecionadas vieram de 20 diferentes cidades de todas as regiões de Santa Catarina.  “Além de cidades pólo das regiões, também foram contempladas startups de Pinhalzinho, Maravilha e Balneário Arroio do Silva. Isso demonstra a presença do empreendedorismo tecnológico em várias cidades catarinenses, independente das cidades pólo de cada região”, afirma Souza.

As cidades com os maiores números de inscritos são:  Florianópolis (24%), Joinville (14%), Blumenau (12%), Chapecó (8%), Rio do Sul (6%), Criciúma (4%), Jaraguá do Sul (4%) e São José (4%).

Aceleração

Esta edição conta novamente com um edital no valor total de R$ 1,25 milhão, em parceria com a FAPESC, para acelerar as 25 empresas com melhor desempenho, entre as participantes do projeto. “O Startup SC é um programa maduro e com essa articulação, a Fapesc objetiva fomentar novos negócios e gerar inovação dentro do ecossistema estadual, incentivando novos participantes e criando condições de crescimento para os projetos maduros. Queremos atrair talentos e gerar riqueza, desenvolvimento e oportunidades”, salienta o  presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

Sobre o programa

O Programa de Capacitação Startup SC teve início em 2013 e, desde então, já impactou 320 empresas, de 28 municípios de Santa Catarina.  Os mantenedores do Projeto Startup SC são: Zoho, Ifood, AWS, Ambev, FAPESC, Bossanova, 49 Educação, Invisto, Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), Silvana Santana & Teston Advogados, Questum, Sankhya e Zendesk. Contam ainda com o apoio da ACATE,  Ágora Tech Park, Blusoft, Instituto GENE, Centro de Inovação de Blumenau e Pollen Parque.

Saiba mais em: https://www.startupsc.com.br/startup-sc-divulga-50-empresas-selecionadas-para-a-12a-turma-do-programa-de-capacitacao/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Olá, como podemos te ajudar?