fbpx

ESTILOS DE LIDERANÇA: O ESTILO VISIONÁRIO – Por Joseane Bini

 

O primeiro estilo de liderança que vamos abordar é o visionário, uma das características desse líder é a motivação que dispensa sobre as pessoas, ou seja, as pessoas que trabalham para tais líderes entendem que o que fazem importa e por quê.

Outra característica da liderança visionária, é também maximizar o compromisso com as metas e a estratégia da organização. Desta forma, ao enquadrar as tarefas individuais dentro de uma visão maior, o líder visionário define padrões que giram em torno dessa visão. Ao fornecer feedback de desempenho — quer positivo ou negativo —, o critério singular é se aquele desempenho ajuda ou não no progresso da visão. Os padrões para o sucesso são claros para todos, assim como as recompensas.

Um líder visionário estabelece o fim, mas geralmente fornece às pessoas bastante liberdade para conceber seus próprios meios. Líderes visionários dão às pessoas liberdade para inovarem, experimentarem e correrem riscos calculados. Devido ao seu impacto positivo, o estilo visionário funciona bem em quase todas as situações empresariais.

Um líder visionário traça um rumo novo e vende ao seu pessoal uma renovada visão de longo prazo. O estilo visionário, por mais poderoso que possa ser, não funcionará em todas as situações. A abordagem falha, por exemplo, quando um líder está trabalhando com uma equipe de especialistas ou colegas que são mais experientes do que ele. Eles podem ver o líder como pretensioso ou fora de sintonia. Outra limitação: se um líder que tenta ser visionário torna-se dominador, ele pode destruir o espírito igualitário de uma equipe eficaz. No entanto, mesmo com esses riscos, os líderes fariam bem em recorrer ao taco visionário com certa frequência. Pode não garantir um acerto na primeira tacada, mas certamente ajuda.

Goleman, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. 1° ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. recurso digital

Colunista 

Joseane Bini

Psicologia – 10ª fase

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Olá, como podemos te ajudar?