fbpx

Senac SC e Seprosc lançam projeto Jovem Programador com cursos na área de tecnologia

 

O Senac SC e o Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) apresentam um programa de capacitação tecnológica com foco na empregabilidade dos jovens catarinenses. O projeto Jovem Programador será lançado no próximo dia 22 de abril, a partir das 16 horas, em evento online com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A proposta atende às demandas de um mercado crescente, onde ainda falta mão de obra  capacitada para fomentar o crescimento das empresas e, consequentemente, o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia em Santa Catarina. Assim, o Jovem Programador terá ênfase no teletrabalho ou home office, permitindo que os alunos capacitados possam ser contratados por empresas de norte a sul do Estado.

“A ênfase na empregabilidade será principalmente na forma de teletrabalho, permitindo que jovens possam desenvolver suas atividades e funções a partir de suas localidades, eliminando a necessidade da presença física nas empresas empregadoras”, diz Marcio Gonçalves, presidente do Seprosc.

Para o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, a qualificação  das pessoas para o setor garante o crescimento sustentável das empresas de tecnologia. “A falta de qualificação é um dos principais entraves na ascensão das empresas de tecnologia e negócios digitais. O Jovem Programador é um projeto inovador que vai estruturar não somente a formação de profissionais para este segmento como também reunir empresas e entidades para fomentar e fortalecer ainda mais o setor de tecnologia em Santa Catarina”.

Programa de capacitação tecnológica 

 O projeto Jovem Programador será dividido em três fases: a primeira, ministrada pelo Seprosc, terá como foco conceitos de lógica de programação. As duas etapas seguintes serão operacionalizadas pelo Senac SC, com os cursos de Programação de Sistemas e Programação Web. Ao todo, são mais de 440 horas-aulas para a formação de programadores.

“O setor de tecnologia é muito dinâmico e o Senac SC sempre está atento a este movimento, proporcionando aos nossos alunos um ensino de qualidade com uma metodologia consistente e que esteja alinhado às necessidades de mercado. Este programa será fundamental para reduzirmos o gap da qualificação no ecossistema catarinense e alavancar o desenvolvimento tecnológico em nosso Estado “, explica Juliano Vieira, coordenador do projeto.

Com modelo híbrido de ensino, que inclui aulas online e presenciais, o programa contempla a formação de jovens a partir de 16 anos, cursando ensino médio ou superior. O projeto é gratuito para alunos de baixa renda, que serão beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem como proposta de garantir acesso à educação profissional para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos.

Empregabilidade no futuro 

A previsão para início das aulas é no dia 28 de junho deste ano. Nesta primeira fase, o Jovem Programador terá abrangência em 12 cidades catarinenses com unidades do Senac SC, com a expectativa de formar mais de 400 jovens apenas neste ano:

Blumenau,  Caçador,  Chapecó,  Concórdia,  Criciúma, Florianópolis, Joinville, Joaçaba, Lages, Palhoça, Rio do Sul e Tubarão.

No entanto, já está prevista a ampliação do programa para todos os municípios catarinenses até 2023 – assim como a expansão para a modalidade de ensino EAD. “A meta é revelar talentos e levar oportunidades de emprego a jovens de todos os municípios do Estado de Santa Catarina, suprindo a grande carência de mão de obra do setor de tecnologia”, acredita o empresário Carlos José Pereira.

O projeto Jovem programador é uma iniciativa do Seprosc, com a realização do Senac SC e apoio de entidades empresariais como o Seinflo, de Florianópolis, e do Communitech, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville.

O projeto Jovem programador é uma iniciativa do Seprosc, com a realização do Senac SC e apoio de entidades empresariais como o Seinflo, de Florianópolis, e do Communitech, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville.

Serviço: 

Lançamento do projeto Jovem Programador

Data: 22 de abril

Horário: 16 horas

Local: Youtube do Senac SC

Inscrições e informações no link: http://senac.sc/b09H1T

Divulgação: Senac Rio do Sul.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Olá, como podemos te ajudar?